O camelódromo em Londrina, é um grande centro comercial onde se pode encontrar diversos produtos, desde roupas e perfumes, passando por brinquedos, mídias falsas, até eletrônicos e informática. Porem a grande parte de si, se mostra ilegal, e foi isso o que a operação da policia federal sobre o camelódromo mostrou. Apenas quatro, das centenas de lojas, eram completamente legais.
Dizer que não compensa comprar os produtos vendidos no camelódromo, ao invés de gastar bem mais com os mesmos produtos em outras lojas, é mentira. Isso se mostra na grande parte da população que mostra-se fiel a compra nas lojas deste ‘’shopping’’. Mas como se pode ver, os produtos, em sua maioria, são ilegais e, muitas e muitas vezes, contrabandeados. A compra neste local significa ao comprador, facilidade e economia, mas prejudica a ação legal policial de agir contra o contrabando pirata, e estimula mais isso.
Esta situação a que os camelos foram submetidos só servil para mostrar a grande ilegalidade que há naquele local, e servir como forma de alerta, de certa maneira forçando aos pequenos empreendedores dali a buscarem a legalização, e, assim, evitarem situações como esta. Mas devo relembrar que nem toda loja está na condiaçao ilegal. Há regularidade.
Os camelos são mantidos por seus clientes, que muitas vezes somos nós, e isso acaba por favorecer a ilegalidade. O processo para tornar este local algo dentro da lei vai vir por parte dos comerciantes, mas também é preciso um consentimento dos clientes que fazem o camelódromo existir. Que isso sirva como um alerta, para as lojas se legalizarem e evitarem essa prejudicial situação novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário