Inicio

terça-feira, 24 de maio de 2011

Placas de Vídeo: como escolher.

Hoje, a cada dia que se passa, os games vem exigindo mais potencia dos computadores, e, especialmente, das placas de vídeo. Nessa hora surge a duvida...o que devo comprar? O que devo priorizar na configuração da placa?
Muitas pessoas cometem o erro de comprar a placa de vídeo pelo seu nome, ou pela atualidade do modelo. É lógico que uma placa de 1 ano atrás não se compara com as de hoje, mas nem sempre isso, atualidade, vai mostrar que a placa é melhor. Seu modelo também confunde no aspecto de o cliente achar quanto maior o numero do modelo, melhor será a placa. O cuidado nessa hora é necessário.
O que realmente é importante na hora da compra são especificações mais ‘’profundas’’, como a sua memória, não só a capacidade, mas também o modelo, a interface gráfica, a velocidade do GPU, a taxa de transferência, e obvio...o preço, melhor custo beneficio.
Jogos exigem placas de vídeo melhores, o que vai acarretar num maior gasto com o produto. Agora, se o uso for para outros tipos de trabalho, como edição de vídeos, ou ate mesmo para apenas poder assistir um filme em Blu-Ray, ou jogar jogos com resolução menor, poderam ajudar na diminuição dos preços.
A memória da placa vai trazer mais velocidade e capacidade de processamento. Quanto maior mas dados ela é capaz de processar e lançar para a tela numa maior velocidade. Ligado a isso também, esta a interface gráfica que se refere a comunicação entre a placa de vídeo e a placa mãe, quanto maior, maior o numero de dados processados da placa mãe que chegam a placa, e desta forma jogando na tela uma imagem mais rica.
A velocidade do GPU (chipset, que governa a placa) influenciara, pelo menos teoricamente, no desempenho. Quando os outros elementos da placa são de qualidade, o Clock GPU (velocidade do GPU) da o desempenho da PV (placa de vídeo).
O barramento também é necessário ser lembrado, pois se refere ao encaixe da PV a placa mãe, podendo ser, geralmente, AGP ou PCI. O DirectX suportado é importante quando ele esta preste a ser atualizado, pois o risco de você perder sua placa mais rápido por ela não suportar o directX necessário se torna maior.
Agora alguns padrões que podem ser adotados na hora da escolha:
Placas para executar vídeos de alta definição
Assista filmes em Blu-Ray e jogue games em resoluções baixas

Placas para edição de vídeo e imagem
Trabalhe com programas pesados e execute games mais exigentes

Placas para jogos
Prontas para os games de última geração

Placas para entusiastas
Exagero em desempenho

*As placas AMD ATI HD4850 X2, AMD ATI HD4870 X2 e NVIDIA GTX295 possuem dois chips gráficos. Os dados apresentados na tabela são referentes apenas a um dos chips. Portanto, as três alcançam o dobro do clock do GPU, o dobro de bits na memória e uma taxa de transferência até duas vezes maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário